Atleta que ganhou a Bike em Esteio tem no Pai Augusto Susin um belo e histórico de Vitória

quarta-feira, dezembro 28, 2011


ATLETA BUSCA CORRER EM TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS EM BUSCA DE CONHECER NOVAS CULTURAS.

A foto tirada em Manaus/AM

Luís Augusto Susin, 43 anos, residente em Caxias do Sul, começou a correr há 10 anos, mas antes de entrar no seu desafio para os próximos meses, vamos voltar um pouco ao tempo.

Luiz, antes de começar no esporte, vivia uma vida sedentária, passava dos 96 kg, e com “péssimas” condições na qualidade de vida. Tudo começou quando seu filho, hoje com 9 anos, estava pestes a nascer, foi necessário provocar uma mudança radical de comportamento nos hábitos alimentares e físicos.

Começando com uma leve caminhada diária, sua vida começou a modificar, pois como ele mesmo afirma, “neste período não tinha condições de correr nem 500 metros”, aos poucos foi se adaptando ao ritmo, emagrecendo (hoje com 71 kg) e melhorando o preparo, tendo em vista a primeira competição, pois achava seu condicionamento físico preparado para a prova, mas apesar de todo o esforço “quase não conseguiu completar o percurso”. Afinal, não tinha nenhuma experiência em corrida, tudo partiu da curiosidade e vontade de participar.

Mas, o que para muitos parecia um desânimo, para o atleta foi o combustível na continuidade dos treinamentos e busca da superação dos seus limites, pois o esporte não é apenas competição. É verdadeiramente uma ferramenta transformadora, de inclusão social. Possibilita a superação de limites e ajuda no resgate da autoestima da pessoa.

A partir destes princípios ele começou a encarar a corrida de rua como um desafio sério e motivador de mudanças.

Hoje, passados 10 anos, ele já se mostra confiante nas provas e inclusive já galga, outras modalidade esportivas como o triátlon, mas sempre com a preferência primeira a corrida de rua, principalmente provas rasas e rápidas tipo 5km.

No ano de 2005 iniciou um projeto pessoal e audacioso chamado Corre Brasil, que compreende em fazer uma prova em cada estado do país. "Foi uma forma que encontrei para, conhecer regiões diferentes, e também pessoas com outras culturas, mas igualmente apaixonadas pela corrida de rua como eu”, falou o atleta.

Neste mês de setembro Luiz Augusto já correu no dia (4) em Sergipe e dia (11) em Alagoas, e amanhã (16) embarcará para Fortaleza onde correrá uma prova de 6 km no dia 18 de setembro próximo.

Até a presente data já correu os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná. São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minhas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Amazonas, Mato Grosso do Sul, e Distrito Federal.

Conta-nos com entusiasmo que faltam apenas, Ceará, Paraíba, Maranhão, Piauí, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e o estado do Pará.

Como já foi mencionado anteriormente, domingo o atleta correrá no estado do Ceará, diminuindo mais um estado da lista.

Com as datas já agendadas, a grande expectativa é a corrida das Praias no dia 6 de Novembro do corrente ano, na cidade de João Pessoa/PB, uma prova característica pela beleza Natal das Praias Paraibanas, será mais uma troca de experiência nas competições. Sabedor de que o esporte vai muito além das disputas acirradas que acontecem dentro das competições; abre as portas para a formação cidadã. A atividade esportiva pode ajudar a corrigir as desigualdades sociais e promover o desenvolvimento da sociedade. Nós da Paraíba desde já felicita boas provas para o atleta e que seus objetivos possam ser alcançados.

(Gleydson Francisco)

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t :u :v :x